Pesquisar no site


Topper: marca brasileira ou argentina?

02/01/2015 17:00

Para respondermos a essa pergunta precisamos saber sobre as empresas controladoras que lançaram a marca.

O escocês chamado Robert Fraser, pertencente a uma família de industriais, se mudou para Argentina e fundou Sociedad Anónima Fábrica Argentina de Alpargatas em 1885. O escocês não se contentou em manter os negócios só na Argentina, expandiu as operações em Uruguay em 1890 e, no Brasil, se associou a um grupo inglês e fundou a Sociedade Anônima Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados (que mais tarde passou a se chamar São Paulo Alpargatas).

São Paulo Alpargatas era subsidiária da Alpargatas Argentina. No ano de 1975, a Alpargatas Argentina lançou a marca Topper na Argentina e meses depois a marca foi adquirida em porcentagem por sua subsidiária brasileira (São Paulo Alpargatas) independente da matriz da Argentina. Dessa forma a marca ficou presente em dois países, com logos diferentes, mas a Topper no Brasil pagava royalites para a Topper na Argentina. Em 1982, conglomerado Camargo Corrêa obtém o controle acionário da São Paulo Alpargatas, portanto nacionalizando o capital e saindo do controle da Alpargatas Argentina.

Em 2008, a São Paulo Alpargatas passa a ter o controle acionário sobre a Alpargatas Argentina e muda sua razão social para Alpargatas S.A., nesse período rapidamente a Topper dos dois países passam a ter o mesmo logo (atual). Em 2013 a Alpargatas S.A. compra a totalidade da Alpargatas Argentina, tornando-a sua subsidiária integral. A partir de 2008, a Topper dos dois países decidem unificar as operações. Aí fica a dúvida, qual das empresas deixou de existir juridicamente e qual foi incorporada pela outra?

FATOS:

- Topper foi criada primeira na Argentina.

- Topper do Brasil concentrou seu nicho de mercado no futebol masculino, no Brasil é uma grande empresa na fabricação de acessórios esportivos, destacando-se na produção de bolas e chuteiras, chegando até a patrocinar a seleção brasileira nos anos de 1980 e, se eu não estiver enganado, foi a única seleção que a Topper patrocinou.

- Topper na Argentina se diversificou no portfólio esportivo, lidera o mercado argentino na produção e venda de calçados, tendo em média 32% de consumidores fiéis no mercado de calçados. Ambas patrocinaram clubes grandes em seus países, mas mesmo assim a marca é muito maior na Argentina.

- A própria Alpargatas, tanto brasileira como argentina, já confessam que a marca foi inaugurada na Argentina.

- Na questão de direito, tanto pessoa jurídica como física, tem a nacionalidade muito ligada a sua origem, em caso de empresa, ela é perdida somente quando é extinta. Nesse quesito abro para discutirmos... Quem conhece economia e direito, sabe que com incorporação (A+B=A), a empresa perde algumas coisas juridicamente falando, mas ainda possui sua personalidade jurídica. Isso é uma das coisas que distingue, muitas vezes, uma subsidiária de uma mera filial.

- Em caso de fusão (A+B=C), aí sim as duas empresas acabam sendo falidas, para gerar uma terceira herdeira dos ativos, propriedade intelectual e etc, enfim herda tudo das empresas formadoras. Mas fusão é um recurso que as empresas evitam usar, devido o alto choque de gestão. Além do mais, as empresas precisam ser quase do mesmo tamanho e ter quase o mesmo valor de mercado, o que não é o caso.

- Holding preferem sempre escolher a maior marca para incorporar a menor, raramente é feito o contrário, inclusive para economizar o capital. No caso a Alpargatas S.A. é a holding da marca Topper.

- Nas redes sociais, a Topper no Brasil identifica-se como TopperBrasil, algo típico de controlada por o nome do país na frente da marca, na Argentina identifica-se apenas como Topper. Nos seus sites oficiais, ambas se identificam apenas como Topper.

MINHA CONCLUSÃO: Topper é uma marca argentina.

Adoraria que vocês me respondessem. Alguém manja detalhes jurídicos e tem informações a mais sobre a marca? Minhas informações estão certas ou equivocadas? Pelo menos justifique.

Li no site da Alpargatas tanto no Brasil quanto na Argentina, ambas dizem que a marca foi fundada na Argentina. Li no Wikipédia daqui do Brasil sobre a marca, ela diz que é uma marca brasileira e nem cita argentina. Li no Wikipédia da argentina, esse foi o mais detalhado em dizer que a marca foi fundada lá e adquirida em porcentagem aqui no Brasil. No site, mundo das marcas, diz que Topper foi fundada pela São Paulo Alpargatas aqui no Brasil e lá na Argentina, mas a própria Alpargatas diz o contrário, diz que foi fundada lá.

Aguardo comentários.