Pesquisar no site


Topper: empresa brasileira ou argentina?

02/01/2015 23:51

A Topper Sport é uma empresa argentina-brasileira, fundada na argentina e com sede no Brasil. Porém, para respondermos a essa pergunta precisamos saber sobre as empresas controladoras que lançaram a marca.

O escocês chamado Robert Fraser, pertencente a uma família de industriais, se mudou para Argentina e fundou a Sociedad Anónima Fábrica Argentina de Alpargatas em 1885. O escocês não se contentou em manter os negócios só na Argentina, expandiu as operações no Uruguay e em 7 de fevereiro de 1890 criou a Sociedad Anónima Fábrica Uruguaya de Alpargatas e, no Brasil, se associou a um grupo inglês e fundou, em 1907, a Sociedad Anónima Fábrica Brasilera de Alpargatas y Calzados que mais tarde, em 1909, passou a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A..

Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para Alpargatas Argentina. No ano de 1975, a Alpargatas Argentina lançou a marca Topper na Argentina e meses depois a marca foi adquirida em porcentagem por sua subsidiária brasileira na época (São Paulo Alpargatas) independente da casa matriz da Argentina. Dessa forma a marca ficou presente em dois países, com logos diferentes, mas a Topper no Brasil pagava royalites para a Topper na Argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.

Em 2007, a São Paulo Alpargatas passa a ter o controle acionário sobre a Alpargatas Argentina e muda sua razão social para Alpargatas S.A., nesse período rapidamente a Topper dos dois países passam a usar o mesmo logo (atual). Em 2013 a Alpargatas S.A. compra a totalidade da Alpargatas Argentina, tornando-a sua subsidiária integral. A partir de 2007, a Topper dos dois países decidem unificar as operações. A sede foi transferida para São Paulo.

Topper no Brasil concentrou seu nicho de mercado no futebol masculino, sendo uma grande empresa na fabricação de acessórios esportivos, destacando-se na produção de bolas e chuteiras, patrocinou a seleção brasileira nos anos de 1981 à 1990, em três Copas do Mundo e foi a única seleção que a Topper patrocinou até a atualidade (dezembro de 2015). Patrocinou clubes como: Corinthians, São Paulo (nos anos de 2000 e 2005, ambos patrocinados pela Topper conquistaram a Copa do Mundo de Clubes FIFA), Santos, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Sport Recife, Vitória, Goiás. Após a unificação das operações no Brasil e Argentina, patrocinou: Atlético Mineiro e Grêmio.

Topper na Argentina se diversificou no portfólio esportivo, inicialmente espacializando-se no mercado esportivo de tênis, lidera o setor de mercado argentino de produção e venda de calçados desde a década  de 1980 e tem em média 32% de consumidores fiéis nesse mercado.  Na Argentina patrocinou muitos clubes: Atlanta, Atlético Tucumán, Belgrano de Córdoba, Boca Juniors, Chacarita, Desportivo Morón, Estudiantes de La Plata, Ferro Carril Oeste, Gimnasia y Esgrima La Plata, Gimnasia y Tiro, Guaraní Antonio Franco, Independiente, Independiente Rivadavia, Lanús, Olimpio de Bahía Blanca, Racing Club, Platense, River Plate, Rosario Central, San Lorenzo de Almagro, San Martín de Tucumán, Tigre, Tristán Suárez. Após a unificação das operações no Brasil e Argentina, patrocinou: Club Atlético San Isidro, Hindú Club, Vélez Sarsfield, Newell's Old Boys, Racing Club (novamente), San Martín de San Juan.

Ambas patrocinaram clubes grandes em seus países e diversos esportistas, mas mesmo assim a marca é muito maior na Argentina. No site oficial da Alpargatas, tanto no Brasil quanto  na Argentina, já confessam que a marca foi inaugurada na Argentina. No site oficial da loja da Topper na Argentina divulga a mesma informação.

Na questão de direito, tanto pessoa jurídica como física, tem a nacionalidade muito ligada a sua origem, sendo perdida somente quando é extinta. Uma pessoa física ou jurídica (empresa) tem 2 nacionalidades: "jus sanguinis" ou "jus soli" marcando o país onde nasceu. A nacionalidade derivada é adquirida pela naturalização, pondendo escolher sua naturalização (segunda nacionalidade). A nacionalidade derivada pode ser mudada, mas a jus soli nunca pode ser mudada.

Nesse quesito abro para discutirmos... Quem conhece economia e direito, sabe que com incorporação (A+B=A), a empresa perde algumas coisas juridicamente falando, mas ainda possui sua personalidade jurídica. Isso é uma das coisas que distingue, muitas vezes, uma subsidiária de uma mera filial.

Em caso de fusão (A+B=C), aí sim as duas empresas acabam sendo falidas, para gerar uma terceira herdeira dos ativos, propriedade intelectual, responsabilidades e etc, enfim herda tudo das empresas formadoras. Mas fusão é um recurso que as empresas evitam usar, devido o alto choque de gestão. Além do mais, as empresas precisam ser quase do mesmo tamanho e ter quase o mesmo valor de mercado, o que não é o caso.

Holding preferem sempre escolher a maior marca para incorporar a menor, raramente é feito o contrário, inclusive para economizar financeiramente. No caso a Alpargatas S.A. é a holding da marca Topper.

Nas redes sociais, a Topper no Brasil identifica-se como TopperBrasil, é algo típico de controlada por o nome do país na frente da marca, na Argentina identifica-se apenas como Topper. Nos seus sites oficiais, ambas se identificam apenas como Topper.

O local da sede, nem sempre determina a nacionalidade jus soli da empresa ou marca, apresenta apenas o lugar escolhido pelos seus controladores no qual pode ser demandada para o cumprimento de suas obrigações. Mas não encontrei informações dizendo onde está a matriz da empresa. 

MINHA CONCLUSÃO: Topper é uma marca argentina, naturalizada como brasileira.

Adoraria que vocês me respondessem. Alguém manja detalhes jurídicos e tem informações a mais sobre a marca? Minhas informações estão certas ou equivocadas? Pelo menos justifique.

Li no site da Alpargatas tanto no Brasil quanto na Argentina, ambas dizem que a marca foi fundada na Argentina. Li no Wikipédia daqui do Brasil sobre a marca, ela diz que é uma marca brasileira e nem cita argentina. Li no Wikipédia da argentina, esse foi o mais detalhado em dizer que a marca foi fundada lá e adquirida em porcentagem aqui no Brasil. No site, Mundo Das Marcas, diz que Topper foi fundada pela São Paulo Alpargatas aqui no Brasil e depois lançada lá na Argentina, mas a própria Alpargatas diz o contrário, diz que foi fundada lá. No site da loja oficial da Topper na Argentina também diz que a marca foi fundada na Argentiuna.

Aguardo comentários.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!